Buscar
  • Invento Online

SMS Marketing

SMS Marketing é uma estratégia poderosa para marcas que desejam impactar consumidores de maneira rápida e efetiva.


A praticidade do envio de mensagens rápidas tornam o SMS (Short Message Service) a opção ideal para impactar pessoas em um curto período de tempo. Afinal, 90% das mensagens de textos são lidas em até três minutos. Quando bem elaborada, uma ação de SMS marketing pode impactar pessoas de forma praticamente instantânea e, assim, ajudar a sua marca a vender mais.



O que é SMS Marketing

SMS Marketing é uma técnica que usa o envio de mensagens de texto com permissão para impactar o consumidor por meio de mensagens promocionais de forma praticamente instantânea.


Essas mensagens curtas são, principalmente, destinadas a comunicar oportunidades, ofertas, atualizações e alertas relevantes aos clientes.


A grande vantagem do envio de SMS é a sua entrega imediata. É possível transmitir mensagens curtas e objetivas com uma taxa de abertura de até 98%.


É por esse motivo que, mesmo com o avanço de outras plataformas de comunicação, o SMS continua em alta e em constante crescimento, sendo cada vez mais estratégico para ações de Marketing.



7 Dicas para Otimizar o Disparo de SMS Marketing

Como você pôde ver, o SMS Marketing é uma ferramenta poderosa, capaz de oferecer um retorno expressivo e grandes vantagens para quem utiliza esse expediente. Afinal, quando a pessoa recebe uma mensagem no celular que fala sobre um produto ou sobre um serviço, a possibilidade dela interagir de maneira imediata com a informação é muito boa.


Além disso, o custo da campanha é reduzido e se torna ainda mais atrativo quando consideramos o alcance da que ela pode ter. Porém, para que os resultados sejam consistentes, é preciso encontrar as estratégias adequadas.


Veja a seguir as nossas melhores dicas para otimizar o conteúdo, que trarão resultados surpreendentes para as suas campanhas de SMS:


1. Seja objetivo e correto


A objetividade é uma das características que tornam as mensagens de SMS tão eficientes. Portanto, vá direto ao ponto, permitindo que o contato compreenda de imediato tudo aquilo que você deseja comunicar.


Não considere, no entanto, a objetividade como uma permissão para o uso de abreviaturas impróprias – como “vc”, “tb”, “abs”, etc. – que, muitas vezes, as pessoas utilizam na comunicação informal. O uso desses termos vai depender do tipo de público e do tom de voz da marca. Avalie, portanto, a receptividade do seu público a essas abreviaturas e verifique se é possível e em quais momentos usá-las.


2. Valorize as palavras-chave


Uma palavra-chave adequada comunica muito mais sobre sua campanha do que uma frase inteira que não mantenha a mesma objetividade. Por isso, nas campanhas por SMS, convém utilizar as mesmas estratégias de SEO, que selecionam as palavras-chave mais favoráveis à identificação imediata da sua empresa e do seu produto ou serviço.


3. Estimule o engajamento


Quando as mensagens contêm um número de telefone ou o link para o site da empresa, aumenta bastante a possibilidade do contato engajar com a campanha, o que é muito interessante. Naquele momento, estimulado pela novidade do que está recebendo, as chances dele responder de maneira positiva àquilo que está sendo proposto são muito boas.


4. Segmente o seu público


Você deve definir com precisão o tipo de público que deseja alcançar, considerando nesse aspecto quais são as características que de fato contam. Leve em consideração tudo aquilo que é importante para a sua campanha, levando em conta gênero, faixa etária, classe social, hábitos de consumo e outras informações sobre quem vai receber a mensagem.


5. Só envie com autorização


Além de antipático, o que provoca um efeito de rejeição, enviar mensagens para quem não deseja recebê-las não é nada ético e pode, inclusive, ser questionado pelo ponto de vista legal. Portanto, só envie as mensagens para aquelas pessoas que estão de acordo com o recebimento.


6. Ofereça a opção de sair (opt-out)


É preciso dar total liberdade para que a pessoa saia da sua lista de envios. Esta é uma das boas práticas exigidas pelas operadoras para que o usuário não tenha o seu direito violado.


7. Respeite dias e horários


As mensagens só devem ser enviadas de segunda a sábado, no horário que vai de 9h às 22h, não excedendo as sete mensagens por semana. Também é importante marcar presença constante, sem ser impertinente, evitando aparecer somente quando o contato precisar da ajuda da empresa.


É claro que você poderá enviar mensagens nos finais de semana ou fora dos horários mencionados anteriormente, mas o conteúdo deve ser altamente relevante para o usuário ou isso deverá ser informado/combinado com o contato anteriormente.



As 4 Principais Métricas de SMS Marketing


Com o crescimento exponencial da quantidade de linhas telefônicas móveis, o Mobile Marketing se tornou um aliado obrigatório para a maioria das empresas e agências de publicidade do país. Dentro desse formato, o SMS Marketing é campeão na preferência dos especialistas no ramo, tanto pelo seu custo baixo, quanto pelo seu largo alcance e alto Retorno sobre o Investimento (ROI).


Entretanto, alguns gestores ainda se sentem reticentes em usar esse canal por uma suposta falta de métricas para avaliar os resultados. Mas, é importante não confundir a inexistência de métricas com a baixa divulgação dos indicadores existentes. Derrubaremos esse mito e mostraremos os 4 principais indicadores que não deixam dúvidas sobre a eficiência desse canal de comunicação.



As vantagens do SMS Marketing:


  • Alta taxa de abertura: 98%;

  • Custos menores do que os canais tradicionais;

  • Tempo médio para leitura de apenas 90 segundos;

  • Alto ROI (taxa de conversão);

  • Alcance mais focado e assertivo que os demais canais (TV, rádio e internet).


A importância das métricas para mensurar resultados


Os indicadores são essenciais também nas campanhas de SMS Marketing, a fim de monitorar qual é o alcance das ações, a aceitabilidade do seu target e se elas, de fato, estão gerando lucro para a empresa. Algumas das métricas mais importantes para quem trabalha com SMS Marketing são:


Taxa de entrega/abertura


As taxas de entrega/abertura do SMS chegam a impressionantes 98% — números muito superiores aos pobres 22% de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo. Levando em conta que praticamente todo brasileiro tem um aparelho celular, o marketing por meio das mensagens curtas de texto pode ser considerado como o mais poderoso meio de divulgação de marcas, produtos e serviços.


Taxa de saída (opt-out)


Não enviar mensagens sem autorização e deixar sempre uma indicação de como os destinatários podem deixar de receber o SMS (trabalho com marketing de permissão) é fundamental para dar credibilidade a sua marca e ainda reduzir as taxas de opt-out.


A partir do momento em que você dispara mensagens de texto para milhares de potenciais clientes, quantos solicitam desligamento de sua base de envio? Essa resposta representa a taxa de saída, que deve ser usada para monitorar o grau de satisfação de seu alvo com as comunicações recebidas.


Taxa de conversão


Quantos dos que receberam indicação de produtos ou serviços por SMS se tornaram, de fato, seus clientes? A taxa de conversão do SMS Marketing costuma situar-se entre 20% e 27%, de acordo com especialistas. Faixa muito acima dos 2% da TV, do rádio e dos e-mails.


A avaliação dessa métrica pode ser feita bimestral ou trimestralmente, por exemplo, com a comparação do banco de dados utilizados no disparo das mensagens em períodos anteriores com a base de clientes ativos no momento.


Outra forma de monitorar o efeito de conversão é gerar um código em cada mensagem enviada e estimular — por meio de descontos, por exemplo — que os clientes informem esse código exclusivo ao entrar em contato com a empresa, a fim de obter preços especiais em produtos ou serviços. Essa estratégia permitirá à empresa gerenciar quantos dos novos clientes são oriundos das campanhas de SMS Marketing.


Taxa de resposta


Se a sua mensagem requerer algum tipo de resposta, os níveis de retorno são ótimos indicadores de eficiência de sua campanha. Em geral, as taxas de resposta do SMS Marketing ficam acima de 20%, contra apenas 6% das ações por e-mail.



Legislação: Cuidados com envios de SMS Marketing


É importante saber que a Anatel determinou que a fonte usada para redigir o contrato não pode ser menor que o tamanho 12, para facilitar a leitura por parte do consumidor. Além disso, é preciso que as empresas observem certos aspectos quando enviarem mensagens de marketing:

  • Frequência moderada;

  • Envio restrito ao horário comercial;

  • Não é permitido enviar SMS em domingos e feriados;

  • Quantidade máxima de caracteres variando entre 140 e 160;

  • É obrigatório que o remetente se identifique no final da mensagem;

  • É proibido disseminar ideias de cunho político ou religioso;

  • É preciso identificar o assunto, que deve estar associado à marca da empresa;

  • A empresa terá que oferecer relatórios das mensagens enviadas e recebidas;

  • Ter a opção de saída para o usuário em qualquer mensagem enviada (opt out).


O consumidor pode optar por não receber SMS Marketing, veja o que diz a Anatel


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina as normas gerais para o envio de mensagens publicitárias através da telefonia móvel. Essa regulamentação (2012) surgiu devido ao envio de mensagens publicitárias que muitas empresas, inclusive as próprias operadoras de telefonia, faziam para os consumidores, incomodando-os.


Basicamente, o usuário pode escolher entre receber ou não mensagens de marketing, bastando para isso enviar outra mensagem com a palavra PARE para o remetente;


O remetente confirma a não aceitação do usuário do celular, respondendo à sua mensagem com a frase:


“Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora você não receberá mais mensagens publicitárias desta Empresa”.


No próprio contrato, existe a opção de o proprietário do celular escolher se deseja ou não receber mensagens, assegurando melhor seu direito de privacidade. Chama-se Opt-in/Opt-out o conjunto de regras que garantem ao consumidor o direito de aceitar ou não as mensagens enviadas por operadoras e outras empresas.



Fique atento as penalidades para quem não cumprir a lei


Hoje em dia, é muito fácil ter acesso aos dados de um cliente através de cadastro pessoal, que é facultativo ou obrigatório em determinadas empresas. Sendo assim, a empresa que fizer o envio de SMS Marketing sem autorização do consumidor estará incorrendo em prática ilegal e se sujeitará a penalidades.


O Código de Defesa do Consumidor (CDC) explica que as multas podem ser milionárias, alcançando valores entre R$ 450,00 a R$ 6,5 milhões conforme a gravidade do ato. E para as empresas que tiverem passado para terceiros os dados de seus clientes, a multa pode ser ainda maior.


O Procon recomenda que as empresas devem ser transparentes no uso dos dados fornecidos pelo cliente, respeitando seu direito à privacidade. Assim, as empresas “piratas” também conhecidas como “chipeiras” não são oficiais e homologadas pela Anatel, pois não asseguram os direitos dos seus clientes/consumidores e não trabalham com os requisitos que a Anatel exige.


...


Para saber ainda mais sobre as principais estratégias e ferramentas de Marketing Digital, disponibilizamos um conteúdo semanal que você poderá receber diretamente no seu e-mail! Basta preencher o formulário no link abaixo:


FAÇA PARTE DE NOSSA REDE


#marketingdigital #smsmarketing #conversãodevendas #marketingparavendas #funildevendas #funildemarketing #estratégiadevendas #marketingestratégico #inventoonline #marketing360

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo